Qua, 20 de janeiro de 2021, 14:19

Conheça o novo podcast de divulgação científica: SE é Ciência
Primeiro episódio foi ao ar no último sábado, 16

O SE é Ciência é o novo podcast que vai ao ar todos os sábados, às 10h, na Rádio UFS, com o intuito de dialogar com os estudantes sergipanos e apresentar a relação da ciência com diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Sergipe. A estreia foi no dia 16 de janeiro e os episódios também são disponibilizados na plataforma de streaming Spotify.

O projeto, contemplado no Edital Nº 02/2020 da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e Fundação de Apoio à Inovação e à Tecnologia do Estado de Sergipe (Fapitec), é coordenado pela professora Maíra Bittencourt, do Departamento de Comunicação Social (DCOS).

Escute o primeiro episódio do SE é Ciência: #1 Aqui é radiação pura, mas da boa!

O programa conta com a participação de professores de diversas áreas da UFS e a equipe de realização é constituída por sete alunos do curso de Jornalismo.

O podcast lança episódio novo todos os sábados. (arte: Divulgação)

Para a vice-coordenadora do projeto e professora do Departamento de Física (DFI), Ana Maia, a motivação para criar o programa surgiu do desejo de mostrar para a sociedade como a ciência é fundamental e como ela está imersa em tudo. “Essa iniciativa é algo de extrema importância, sobretudo em tempos de ataques à credibilidade da ciência e às instituições públicas de ensino e pesquisa. Precisamos vencer esta onda com informação”, afirma.

Márcia Rocca, professora do Departamento de Ecologia (Deco), explica que a equipe de docentes da UFS envolvida na produção do podcast é composta por 11 membros. “A ideia é que todos nós, que estamos envolvidos com o desenvolvimento de pesquisa, tenhamos também contato com nossos colegas e pares de departamento. Assim nos tornamos portas para que os demais professores também possam divulgar seus trabalhos”.

Episódio #1

O primeiro episódio do SE é Ciência falou sobre o que é radiação, além de tirar dúvidas sobre o curso de Física Médica, área que estuda o ramo. O foco é sempre manter uma linguagem acessível para informar de maneira didática.

Victor Santos, aluno do curso de Jornalismo e membro da equipe, explica que mesmo cada um tendo uma função principal, durante reuniões, todos têm a liberdade de colaborar com opiniões e sugestões. “Meu papel principal dentro do projeto é a edição e divulgação dos episódios nas plataformas de áudio, além de tarefas gerais da produção como organizar certos pontos do roteiro, auxiliar o pessoal durante as gravações caso necessário, e orientar como e por onde gravar”.

Atualizado em: Qua, 20 de janeiro de 2021, 14:28