Projetos de pesquisa/extensão em andamento

Antony Peter Mueller (Currículo Lattes)

2017 - Atual SOCITEC

Descrição: Sociedade - Ciência - Tecnologia - sob a perspectiva da sociologia econômica. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . 
Integrantes: Antony Peter Mueller - Coordenador / Franz Josef Brüseke - Integrante / Carlos Eduardo Sell - Integrante.

2013 - Atual Modelo GSMS-SS do ciclo de negócios

Descrição: Desenvolvimento do modelo macroeconômico do ciclos de negócios baseado na teoria quantitativa da moeda e no modelo neoclassíco do crescimento econômico. Cooperação internacional na rede Mises. Várias publicações e apresentações já efetuadas.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Antony Peter Mueller - Coordenador.

2008 - Atual Sociedade, Ciência e Tecnologia

Descrição: O Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Técnica (SOCITEC) foi fundado em 2004, unindo pesquisadores e estudantes acerca da ?questão da técnica?. Os pesquisadores, oriundos da área das ciências humanas e em especial da sociologia, trabalham com uma orientação interdisciplinar, com interfaces para as ciências exatas, dando ênfase à inclusão de novos paradigmas nas suas reflexões e abordagens.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) . 
Integrantes: Antony Peter Mueller - Coordenador / Franz Josef Brüseke - Integrante / Carlos Eduardo Sell - Integrante.

2018 - Atual Fundamentos da Escola Austríaca

Descrição: Apresentação e discussão dos principais características da Escola Austríaca da Economia. 

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (1) . 
Integrantes: Antony Peter Mueller - Coordenador.

 

Fernanda Rios Petrarca (Currículo Lattes) 

2018 - Atual O Judiciário e a Luta contra a Corrupção: as operações ?Lava Jato? e ?Mani Pulite? em Perspectiva Comparada

Descrição: This research intends to continue the comparative studies on how the judiciary works in the fight against corruption. Object of a set of research, this relationship has been discussed in recent years given the experience of different countries in the legal confrontation with corruption. The hypothesis underlying these analyzes is that the legal conditions for combating corruption depend so much on institutional factors that they provide the tools and resources for engaging in the cause and on the dynamics of the relationship between the legal space and the political space and the networks of relations between these two spaces. In this project we will try to show how these debates are influenced by their own historical dynamics, but also by various international dynamics (debate in central countries, action of international organizations, NGOs, etc.).. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . 
Integrantes: Fernanda Rios Petrarca - Coordenador.

2015 - Atual Elites Jurídicas em Sergipe: recrutamento, reconversão e redes de relações pessoais

Descrição: projeto para bolsa produtividade em pesquisa. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . 
Integrantes: Fernanda Rios Petrarca - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2014 - Atual Grupos, Saberes e Práticas Profissionais

Descrição: Este projeto de pesquisa envolve uma reflexão aprofundada a respeito dos desafios de se estudar diferentes grupos profissionais. Por um lado,aqueles ofícios mais legítimos e que consolidaram um espaço seguro no mercado de trabalho, como medicina, direito, psicologia, e por outro lado, aqueles desprovidos de legitimidade social e atuando muitas vezes entre a legalidade e a ilegalidade, como prostituição. Trata-se de examinar: 1) o perfil de carreira daqueles que se encaminham para diferentes ofícios; 2) os saberes e as habilidades apreendidas no processo de conversão profissional e 3) os espaços em estes saberes são produzidos e reproduzidos.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . 
Integrantes: Fernanda Rios Petrarca - Coordenador / IGOR SALMERON - Integrante / Arthur Ives Nunes da Mota Lima - Integrante / pamella synthia santana santos - Integrante / FAGNER BONFIM - Integrante / Alex Meneses de Carvalho - Integrante / Francilaine Santos - Integrante / sidicley Santana - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4

2014 - Atual Condições de exercício da medicina em Sergipe: formas de entrada, recrutamento e investimento

Descrição: Projeto de pesquisa vinculado as atividades de iniciação à pesquisa da UFS.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . 
Integrantes: Fernanda Rios Petrarca - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 4

2017 - Atual PROJETO DE MOBILIDADE ACADÊMICA- PROMOB

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wilson José Ferreira de Oliveira em 18/10/2017.

Descrição: Este projeto, desenvolvido juntamente com o Programa de Pós Graduação de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visa promover a consolidação de programas de pós-graduação; estimular a interação científico-acadêmica de modo a constituir redes de cooperação;consolidar as linhas temáticas e estimular novas áreas dentro de programas de pós-graduação estabelecidos; e promover a mobilização de docentes/pesquisadores e estudantes de pós-graduação entre os grupos de pesquisa envolvidos no projeto.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Outra. 
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (8) . 
Integrantes: Fernanda Rios Petrarca - Integrante / Wilson José Ferreira de Oliveira - Coordenador / Clarissa Eckert Baeta Neves - Integrante / Soraya Maria Vargas Cortes - Integrante / Marcelo Kunrath da Silva - Integrante / Tania Elias Magno da Silva - Integrante.

 

Frank Nilton Marcon (Currículo Lattes)

2015 - Atual Juventudes, Mediações e Produções de Sentido entre o Local e o Global: Tempos de Contestação, Redes Sociais e Tecnologias Digitais

Descrição: Pesquisa iniciada durante estágio pós-doutoral na Espanha (por acolhimento de Carles Feixa, na Universidade de Lleida), que implica em revisão bibliográfica e pesquisas documentais e etnográficas sobre as produções de sentido contemporâneas sobre e a partir das juventudes e seus diferentes estilos de vida, implicadas por temas como relações de poder, ativismo e manifestações políticas, mediações tecnológicas, relações intergeracionais, sociabilidades, direitos, políticas públicas, consumo, expressões estéticas e violência, priorizando análises contrastivas de contextos distintos como Espanha, Portugal, Brasil e Angola.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . 
Integrantes: Frank Nilton Marcon - Coordenador / Williams Souza Silva - Integrante / Daniela Moura Bezerra - Integrante / Mateus de Almeida Neto - Integrante / Mara Raíssa Freitas - Integrante / Suene Dantas - Integrante / Élida Braga - Integrante / Eliseu Ramos - Integrante / Eline Limeira - Integrante / Ely Daisy de Jesus Santos - Integrante.

2014 - Atual Antropologia, arte contemporânea e intervenção urbana: Um projeto de investigação/ação sobre a segmentação sócio-espacial no território de Aracaju

Descrição: O projeto visa contribuir - do ponto de vista teórico e prático - à pesquisa sobre as sobreposições entre praticas de pesquisa etnográfica e arte contemporânea, escolhendo como objecto antropológico para esta experiência de investigação/representação/intervenção uma ou mais áreas sensíveis da Zona Norte e da Zona Oeste do território urbano de Aracaju, caracterizadas por altas taxas de exclusão social e marcadas pela segmentação sócio-espacial própria da cidade. O projeto tem um cariz fortemente participativo e interventivo, e entrelaça-se com as propostas didáticas avançadas no plano de atividades, nomeadamente com a proposta de projeto de extensão. Objectivo do projeto é implementar e utilizar ferramentas que derivam do cruzamento disciplinar entre a prática da pesquisa etnográfica e da arte contemporânea, em particular na sua vertente de arte pública de intervenção, para pesquisar, documentar, representar, divulgar e denunciar as formas locais de segmentação sócio-espacial e de marginalização de sectores específicos da população em algumas comunidades periféricas do território metropolitano de Aracaju.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . 
Integrantes: Frank Nilton Marcon - Integrante / Lorenzo Bordonaro - Coordenador / Eline Limeira - Integrante / Erna Barros - Integrante.

2011 - Atual MÚSICA E ESTILOS DE VIDA DE JOVENS NO BRASIL, ANGOLA E PORTUGAL: ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE PRÁTICAS E RETÓRICAS DE IDENTIFICAÇÃO E DIFERENÇA

Descrição: Compreender as representações hegemônicas elaboradas sobre os jovens, percebendo prováveis esteriótipos e limitações. Caracterizar as mudanças de comportamento juvenil contemporâneas, suas formas de protagonismo, de identificação e de consumo ampliando nestes casos uma percepção mais democráticas sobre seus anseios, numa perspectiva de elaboração de sugestões sobre políticas públicas destinas às juventudes, que respeitem as particularidades dos fenômenos em que elas estão envolvidas. Além da especial articulação com uma perspectiva que olhe comparativamente para os aspectos nacionais, tanto comparativamente quanto contrastivamente, apontando para a inovação de análises na área da pesquisa que olhem para a sobredeterminação dos fenômenos, a suas interconexões e amplas dimensões, que parece não estão mais restritas aos espaços nacionais, neste caso Brasil, Angola e Portugal.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . 
Integrantes: Frank Nilton Marcon - Coordenador / Daniela Moura Bezerra - Integrante / Liana Matos - Integrante / Mara Raíssa Freitas - Integrante / Wiliams Souza Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 5

2006 - Atual Mobilidade africana no vale do cotinguiba: discursos e estratégias de solidariedade e diferença

Descrição: Pesquisa sobre os Africanos de nação em Sergipe e suas narrativas de identidade e diferença. Através de documentos como: inventários, testamentos, jornais e autos de busca e apreensão de escravos de nação, no século XIX, buscamos analisar e entender as estratégias de solidariedade e as mobilidades sociais articuladas pelos africanos no Brasil, mais especificamente em Sergipe, bem como suas percepções singulares de identificação com a África. O projeto envolve duas frentes de pesquisa, uma no Arquivo do Judiciário de Sergipe e outra nos arquivos públicos do estado e arquivos de jornais de bibliotecas e o do Instituo Histórico e Geográfico de Sergipe.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) . 
Integrantes: Frank Nilton Marcon - Coordenador / Aline Ferreira da Silva - Integrante / Williams Souza Silva - Integrante / Daniela Moura Bezerra - Integrante / João Mouzart - Integrante.
Financiador(es): CNPQ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3

2018 - Atual Observatório da Democracia UFS

Descrição: A proposta do observatório é monitorar a relação entre o entendimento de democracia e as transformações políticas pelas quais constantemente passamos e tem como um dos objetivos observar a democracia no dia a dia e a partir de seus sentidos constitucionais, considerando a vigência do estado de direito, os tratados internacionais de direitos humanos e as experiências individuais e coletivas da vida em sociedade.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . 
Integrantes: Frank Nilton Marcon - Coordenador / Marcelo Alário Ennes - Integrante / Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia - Integrante / Tamara Maria de Oliveira - Integrante / Mara Raíssa Freitas - Integrante / Élida Braga - Integrante / Marco Aurélio Dias de Souza - Integrante / Patrícia Rosalba Salvador Moura da Costa - Integrante / Erna Barros - Integrante / Ana Luísa Lisboa Nobre Pereira - Integrante / Antonio Fernando Araújo Sá - Integrante / Andrea De Pieri - Integrante / Leana da Silva Santos - Integrante / Lucas Vieira Santos Silva - Integrante.

 

Ivan Fontes Barbos (Currículo Lattes)

2017 - Atual Memória e vocação das ciências sociais em Sergipe: o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (1913-1969)

Descrição: Se outrora os institutos históricos e geográficos foram espaços privilegiados da produção de certas memórias e recepcionaram algumas perspectivas das ciências sociais para construir um entendimento sobre a sociedade e história brasileiras, hoje eles ocupam um lugar figurativo, emblemático e, de certa forma, pouco reconhecido diante das universidades que se espraiaram e arrogaram para si a obrigação e o ofício sobre a produção desta modalidade de saber. Esse parco reconhecimento no cenário contemporâneo não nubla o fato de que de alguma forma os Institutos foram os espaços onde estas ciências, ainda que comprometida com certos interesses de interpretação, pôde encontrar um terreno que a abrigasse antes de sua institucionalização. Neste sentido, de um modo geral, buscaremos compreender como a atuação do IHGSE (Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe) oferece elementos para entendermos a recepção das ciências sociais na primeira metade do século XX. Isso implica a necessidade de identificar a produção deste universo promovida e difundida a partir deste instituto e a compreensão de como estas ciências foram recepcionadas e utilizadas na interpretação de temas sergipanos. Para tanto, buscaremos circunscrever os principais temas e orientações das ciências sociais recepcionadas nas publicações patrocinadas pelo IHGSE, apresentando como, e a partir de quais horizontes teóricos e empíricos, as ciências sociais contribuíram para certos tipos de construção e catalogação da memória e história de Sergipe. Todo esse esforço é organizado em função da necessidade de correlacionar à recepção das ciências sociais ao universo de demandas políticas, históricas e sociológicas que determinaram o sentido, a produção e o patrocínio intelectual do IHGSE.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Ivan Fontes Barbosa - Coordenador / Fabrício Brito Coelho - Integrante.

2014 - Atual Intelectuais Mestiços e as teorias raciais no Brasil: Lima Barreto

Descrição: Esta pesquisa sobre Lima Barreto se insere no conjunto de estudos que tem tido como objetivo a verificação na produção intelectual brasileira, do último quartel do século XIX e das duas primeiras décadas do século XX, do pressuposto de que a existência de uma fratura no sistema escravocrata, que possibilitou que o mestiço galgasse posições intelectuais, gerou um tipo de rejeição as teorias raciais e científicas em voga naquele contexto. Esta resistência orientou a agenda de seus interesses para o universo da educação e da cultura como elementos importantes para o entendimento do comportamento social humano a partir de suas dimensões históricas e sociológicas. Acresce-se ainda o intuito de identificar e demarcar os limites e entraves encontrados por estes intelectuais mestiços no processo de sua incorporação na sociedade brasileira.. 

Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Ivan Fontes Barbosa - Coordenador.

 

Marina de Souza Sartore (Currículo Lattes)

2016 - Atual Criação e Coordenação do Laboratório de Estudos sobre Mercados e Organizações na Sociedade (LEMOS)

Descrição: Criação e manutenção do LEMOS para a realização de eventos, grupos de leituras e atividades acadêmicas de produção e reprodução do conhecimento.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Outra. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . 
Integrantes: Marina de Souza Sartore - Coordenador / Elaine da Silveira Leite - Integrante / victor Hugo Maia - Integrante / Bruno Silva Santana - Integrante / Marcelo Domingos Sampaio Carneiros - Integrante / Marco Aurélio Dias de Souza - Integrante / Karina Gomes de Assis - Integrante / Marcelo Figueiredo Silva - Integrante / Larissa Prado Rodrigues - Integrante.

 

Marcelo Alario Ennes (Currículo Lattes)

2019 - Atual Escola Apropriada para Refugiados: atlas da educação no contexto amazônico brasileiro.

Descrição: O objetivo principal deste projeto é compreender o complexo processo de inclusão de jovens indígenas venezuelanos no contexto amazônico brasileiro de modo a subsidiar uma proposta de formação de professores com foco nas questões de equidade no ensino e aprendizagem em conformidade com o projeto de vida deste coletivo.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Marcelo Alario Ennes - Coordenador / Leonardo Cavalcanti da Silva - Integrante / Manuela Porto - Integrante / Oscar Borja - Integrante / Tiago Luedy - Integrante / Gustavo da Frota Simões - Integrante / Diácono Miguel - Integrante.

2018 - Atual Corpos de imigrantes - corpos migrantes. A construção social dos corpos de imigrantes

Descrição: O presente projeto de pesquisa visa dar continuidade aos meus estudos sobre identidades e migrações iniciados em meu doutorado e aprofundados em meu estágio de pós-doutoramento entre 2013 e 2014 de modo a aprofundar questões teóricas e empíricas, bem como, ampliá-lo ao inserir o Brasil em seu universo de investigação. Com base na fundamentação teórica, na revisão bibliográfica e nos resultados parciais obtidos e, de modo a melhor delimitar o objeto de estudo, estabeleci os seguintes objetivos de pesquisa.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Marcelo Alario Ennes - Coordenador.

2016 - Atual Fluxos imigratórios contemporâneos para o norte e nordeste brasileiro: reconfigurações identitárias

Descrição: Objetivo geral ? Mapear a presença de imigrantes nas capitais dos Estados do norte e nordeste brasileiro e conhecer as mudanças econômicas e identitárias produzidas pela sua presença. Objetivos específicos ? Mapear quantitativamente a presença de imigrantes na região norte/nordeste brasileira, em particular em suas capitais; ? Identificar as atividades econômicas em que estão majoritamente inseridos; ? Verificar as mudanças Identitárias observadas a partir das percepções dos traços fenótipos dos imigrantes produzidas por suas relações com a população brasileira; ? Conhecer as estratégias no plano das modificações corporais por parte dos imigrantes como parte do processo de reconfiguração identitária. ? Observar como o gênero e sexualidade atuam no processo de reconfiguração identitária.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . 
Integrantes: Marcelo Alario Ennes - Coordenador / GOMES, Alisson dos Santos Goes - Integrante / Alexandra Feitosa Moreira - Integrante / Letícia dos Santos Frana - Integrante / Karolayne dos Santos Costa - Integrante / Carolina Olmedo Mendez - Integrante.

2018 - Atual NÚCLEO DE ACOLHIMENTO DE IMIGRANTES E REFUGIADOS

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 

Integrantes: Marcelo Alario Ennes - Coordenador / Carolina Olmedo Mendez - Integrante / LUISA MARIA RAMOS DA COSTA - Integrante / RAQUEL SANTOS FONTES - Integrante / ROSINADJA BATISTA DOS SANTOS MORATO - Integrante / BRUNO HENRIQUE SOUZA DE JESUS - Integrante / GABRIEL FRANCO BORBA - Integrante / BÉRÉNICE LUCILE JOURNET - Integrante / ESTELA ELISABETH CARVALHO DE FRANCA - Integrante / LILIANA ARAGÃO DE ARAÚJO - Integrante / ANA JULIA SATELES VIEIRA - Integrante / ALLISSON GOMES DOS SANTOS GOES - Integrante / FLAVIA DE AVILA - Integrante / IASMIN PEREIRA DE ALMEIDA - Integrante.

 

Marco Aurélio Dias de Souza (Currículo Lattes)

2017 - Atual Guerra Cultural e a construção da nova direita.

Descrição: O projeto analisa as estratégias de mobilização, produção de conteúdo e participação na vida pública de movimentos relacionados ao espectro político da direita no Brasil e nos EUA. Seu intuito é debater como os novos movimentos de direita, surgidos no Brasil após 2010, desenvolvem estratégias e retóricas influenciadas ou diretamente espelhadas em movimentos existentes a décadas nos EUA. Assim propomos, partindo da recorrente retórica de Guerra Cultural, estabelecer uma análise comparativa entre a atuação desses movimentos em ambos os países, com o enfoque em temas relacionados a cultura, valores e a educação.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Marco Aurélio Dias de Souza - Coordenador / Ariel Finguerut - Integrante.

2017 - Atual Escolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da Universidade Federal de Sergipe

Descrição: O propósito deste texto, influenciado pelos pós-estruturalistas e pós-críticos, é refletir sobre o processo formativo de estudantes transexuais, a partir das políticas de subjetivação corporal e de gênero inscritas na Universidade Federal de Sergipe. Metodologicamente, utilizaremos uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de grupos focais e de entrevistas narrativas. Espera-se que esta pesquisa contribua para o início e/ou desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, visto que a universidade também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações gênero, mediante a inserção, permanência e desestabilizações que pessoas transexuais realizam... 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Marco Aurélio Dias de Souza - Integrante / Alfrancio Ferreira Dias - Coordenador / Maria Helena Santana cruz - Integrante / Helma de Melo Cardoso - Integrante / Adriana Lohanna dos Santos - Integrante / Carlos André Araújo Menezes - Integrante / Pedro Paulo Souza Rios - Integrante / Madson de Santana Santos - Integrante.

2016 - Atual Laboratório de Estudos sobre Mercados e Organizações na Sociedade (LEMOS)

Situação: Em andamento; Natureza: Outra. 

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . 
Integrantes: Marco Aurélio Dias de Souza - Coordenador / Marina de Souza Sartore - Integrante / Tânia Elias Magno da Silva - Integrante / Marcelo Domingos Sampaio Carneiro - Integrante / Rogerio Proença de Sousa Leite - Integrante / Elaine da Silveira Leite - Integrante / Joao Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima - Integrante / Alexsandro Conceição Rocha - Integrante.

 

Paulo Sérgio da Costa Neves (Currículo Lattes)

2016 - Atual A FABRICAÇÃO DOS DIREITOS: A ONU COMO INSTRUMENTO DE NORMATIZAÇÃO E HOMOGENEIZAÇÃO DA LINGUAGEM DOS DIREITOS HUMANOS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Descrição: A pesquisa busca aprofundar os conhecimentos acerca da dinâmica de elaboração de documentos sobre direitos de minorias sociais no âmbito da Organização das Nações Unidas. Partimos da premissa de que esses documentos tem um peso muito grande nas concepções contemporâneas não só dos direitos desses grupos, mas também da noção de direitos humanos hegemônica a nível mundial. A pesquisa será realizada a partir da análise dos documentos em questão e, também, do acompanhamento de reuniões, encontros e conferências organizadas pela ONU para discussão e deliberação acerca dos direitos que serão incorporados às declarações oficiais da instituição. Espera-se, com isso, obter um conhecimento mais fino dos processos deliberativos dessa organizaçao, como também do modo como se produzem direitos humanos nas sociedades contemporâneas.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador.

Descrição: Le projet aglutine un collectif de chercheurs en sociologie, anthropologie et histoire, membres de différentes institutions de recherches publiques françaises (CNRS, IRD) et brésilienne. Nous travaillons, avec des collègues chiliens et mexicains, sur l'alimentation durable, au niveau des expérimentations et des pratiques innovantes locales. Des associations et mouvements de défense et de formation à l?alimentation durable ?uvrent pour la relocalisation d?une agriculture qui avait été/a été historiquement attachée au développement industriel de l?alimentation dans des circuits longs et mondialisés. Motivés par les retombées de l?action d?organisations internationales ou nationales, ces collectifs construisent aujourd?hui leurs propres cadres d?action. Dans ce contexte, les manières « d?agir en commun » d?acteurs organisés sous la forme de collectifs ou de communautés instaurent et font vivre des systèmes agroalimentaires locaux proposant une alternative à l?agro-industrie mondiale. Notre problématique est la suivante. Quels rapports se construisent entre la question de la défense d?une alimentation durable et la relocalisation de l?agriculture ? Les processus et dispositifs mis en ?uvre pour ce faire participent-ils à de nouveaux modes de production agricole ? et plus générale à de nouveaux modes de vie et de travail ? Nous abordons les collectifs ?uvrant pour la relocalisation de l'agriculture de manière empirique dans un contexte situé, en variant les exemples au Nord comme au Sud. Notre consortium d?enquête compare des terrains locaux présents au Brésil, au Chili, en France, aux USA et au Mexique. Dans le cadre de la recherche Commun'Envi, nous souhaitons construire des liens avec les structures (Ong, associations, collectifs...) qui participent au développement de système alimentaire durable au niveau local, pour travailler ensemble à la comparaison les différentes démarches et expériences. L?objectif est d?analyser modes/modalités d?action et les ressources que ces structures développent et empruntent ou non à des organisations comme les organisations nationales ou internationales, et les obstacles ou problèmes qu?elles rencontrent dans leur processus de construction d?une alimentation durable. Dans une démarche de co-construction des savoirs et des outils méthodologiques pour l?animation des collectifs partenaires rassemblant les membres des structures académiques et associatives, il s?agit d?approfondir la connaissance des liens entre communautés et alimentation durable. A terme on proposera des ateliers de restitution et de formations basés sur des ressources écrites et filmées issues d?approches en sciences sociales et des actions de recherche participative menée avec nos partenaires, pour soutenir l?activité de ces derniers.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . 
Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador / Béatrice Maurines - Integrante / Florian Charvolin - Integrante / Rita Simone Barbosa Liberato - Integrante.
Financiador(es): Institut des Sciences de l'Homme-Lyon - Auxílio financeiro.

2015 - Atual A Vizinhança nas entrelinhas: alianças e conflitos, trocas (des)iguais e cooperação entre Moçambique e África do Sul

Descrição: Este projeto se inscreve no interior de um quadro amplo e complexo relativo à experiência de redemocratização em curso na África do Sul e em Moçambique, tendo ainda o Brasil como contraponto comparativo no sentido de dar inteligibilidade ao diálogo ?sul-sul?. Objetiva-se investigar o processo de inflexão iniciado com a adoção de novas constituições em 1996 (África do Sul), em 1988 (Brasil) e, no caso moçambicano em 1975 (Independência), 1990 e 2004. Trata-se de processos de democratização que terão influências evidentes na (re)distribuição sempre desigual do poder tanto no modo como algumas minorias e grupos subalternizados foram e vêm sendo representados e ganhando voz no debate público, quanto na forma como esses estados nacionais vêm se relacionando com tais grupos, a exemplo dos casos dos negros\blacks e homossexuais na África do Sul (e mesmo no Brasil) e dos pobres e da autoridade tradicional em Moçambique. Assim, o objetivo mais amplo desta proposta de investigação é refletir sobre a expansão, mas igualmente os limites e dilemas da consciência moral humanista nos contextos em tela. A proposta que anima a articulação desta rede interdisciplinar e internacional de professores e pesquisadores é a de produzir conhecimento, promover debates e reflexões, em perspectiva comparada internacional com foco não apenas nas realidades locais, mas igualmente nas inúmeras conseqüências dos cruzamentos de fronteiras nacionais e simbólicas. O projeto proposto contempla três áreas de conhecimento priorizadas no edital: inclusão social, saúde pública e segurança alimentar. Palavras-chave: trânsitos migratórios; marcadores sociais da diferença; cooperação internacional; pollíticas públicas e de identidade; segurança alimentar; HIV\Aids.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Integrante / Rita Simone Barbosa Liberato - Integrante / LAURA MOUTINHO - Coordenador / : Lilia schwarcz - Integrante / José Ricardo Ayres - Integrante / ESMERALDA MARIANO - Integrante / BRIGITTE BAGNOL - Integrante.

2013 - Atual AÇÕES AFIRMATIVAS EM UMA PERSPECTIVA INTERNACIONAL: COMPARANDO MODELOS E BUSCANDO CONEXÕES

Descrição: Nessa pesquisa pretendemos dar continuidade às análises comparativas que venho realizando nos últimos anos sobre o modo como as ações afirmativas vem sendo discutidas no mundo contemporâneo. A hipótese que permeia essas análises é que por trás desses debates há visões divergentes sobre a justiça e sobre as desigualdades, visões que são influenciadas pela história e pela identidade nacional de cada país. Nesse projeto buscaremos mostrar como esses debates são também influenciados por dinâmicas internacionais variadas (debates em países centrais, ação dos organismos internacionais, de ong?s etc.).. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador.

2013 - Atual Recherche comparative internationale et plurisiciplinaire sur les innovations sociales, techniques et organisationnelles portées par des communautés locales face aux crises environnementales.

Descrição: L?objectif est de construire les bases d?une recherche comparative internationale sur les innovations sociales, techniques et organisationnelles portées par des communautés locales, à la suite de crises environnementales ou motivées par une cause environnementale. Il s?agit ainsi, sur la base d?analyses d?expériences et d?expérimentations situées, voire multi-situées, comprises dans leurs enjeux à la fois locaux, nationaux et internationaux, de construire des éléments d?interprétation communs de ces phénomènes envisagés dans un contexte de globalisation. Notre travail réinterroge les concepts de communautés, d?innovations sociales, organisationnelles et techniques au prisme des recompositions spatiales occasionnées par la mondialisation. C?est à travers le prisme des « crises » environnementales que nous envisageons les rapports entre « espace, travail et mondialisation ». Nos terrains documentent deux types de rapports spatiaux à l?environnement, selon que les « crises » se manifestent localement ou globalement aux acteurs. Les « crises » environnementales se manifestent dans des contextes locaux. La responsabilité de celles-ci est imputée à des multinationales et un modèle de développement macro-économique. Comment ces crises affectent les communautés locales et les poussent à innover ? La « cause » environnementale envisage quant à elle « la crise » de l?environnement comme un phénomène global. Cette cause publique et internationale est le moteur de la constitution de communautés localisées qui expérimentent des formes de travail et de vie collectives et défendent un autre développement basé sur une « relocalisation ». Nous ne traiterons ni des crises environnementales pour elles-mêmes ni de leurs effets (Chateaureynaud et Torny 1999). Nous ne nous intéresserons pas plus à l?étude des collectifs qui ont été porteurs de la reconnaissance de ces problèmes au niveau de l?espace public tant sur le plan institutionnel (Charvolin, 2003, Dumoulin, 2005, Mar. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . 
Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Integrante / Béatrice Maurines - Coordenador / Florian Charvolin - Integrante / Aurélie Dumain - Integrante / Emilie Lanciano - Integrante.
Financiador(es): Institut des Sciences de l'Homme-Lyon - Outra.

2012 - Atual A Política das Conferências: Um estudo sobre a participação social na democracia do Brasil

Descrição: Este estudo tem como objetivo principal obter um melhor entendimento do significado das conferências de políticas públicas no quadro atual das políticas sociais implantadas no país. Afinal, esses expedientes significam realmente uma maior democratização da vida pública do país, engendrando possibilidades de maior participação da sociedade civil na elaboração das políticas ou, ao contrário, elas foram capturadas por lógicas institucionais que limitam aos contornos dessa participação? Como objetivos específicos buscamos obter informações acerca das articulações envolvendo quadros governamentais e da sociedade civil que possibilitam a realização de algumas dessas conferências, através de relações complexas de jogos de interesse. Com isso pretendemos averiguar como essas conferências são pensadas pelos diversos atores que as articularam ou que delas participam. Em um outro plano, pretendemos perceber quais são as redes de relações e de sociabilidades dos particpantes dessas conferências, com o intuito de mapear como se dão as inter-relações entre atores oriundos de espaços sociais diversos. Por fim, intentamos ainda perceber as complexas imbricações entre as discussões e deliberações das conferências e as políticas estatais propriamente ditas. Ou seja, como as deliberações das conferências são filtradas pelos órgãos estatais encarregados de por em prãtica as políticas públicas?. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador / Gleise da Rocha Passos - Integrante / Marcelo Ferreri - Integrante.

 

Petrônio José Domingues (Currículo Lattes)

2008 - Atual O protagonismo negro no pós-abolição

Descrição: A pesquisa procura inventariar e fazer um balanço da produção historiográfica que vem se debruçando sobre personagens, episódios, cenários, narrativas, agências e conexões do protagonismo negro no pós-abolição, no Brasil e nas Américas. A proposta é dar visibilidade e, na medida do possível, apontar questões, sugerir fontes e discutir os problemas, dilemas e desafios dessa emergente área de estudos e pesquisas.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 
Integrantes: Petrônio José Domingues - Coordenador.

 

Rogério Proença Leite (Currículo Lattes)

2017 - Atual São Cristóvão como cidade percebida: uma hermenêutica do patrimônio cultural

Descrição: Inserido em uma área comum e fronteiriça entre a Sociologia urbana e a Sociologia da Cultura, e tendo como principal foco analítico o estudo da dimensão fenomenológica do patrimônio cultural urbano, a pesquisa objetiva analisar os processos de atribuições de valor patrimonial, tendo como referente empírico a cidade patrimônio mundial São Cristóvão, Sergipe. Nesta primeira etapa, inicio de um plano mais abrangente de investigação constituído por 3 (três) longas fases, a pesquisa toma a Cidade Patrimônio Mundial de São Cristóvão, Sergipe, como referente empírico; através da qual e/ou com a qual objetiva descrever e interpretar de forma hermenêutica, e utilizando a fenomenologia como modo-de-acesso, as diferentes atribuições de sentido e apercepções acerca do patrimônio material e imaterial da cidade.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Rogerio Proença de Sousa Leite - Coordenador.

 

Tânia Elias Magno da Silva (Currículo Lattes)

2015 - Atual As Nanotecnologias como um exemplo de inovação: em busca de elementos estruturantes para avaliar os benefícios e os riscos produzidos a partir da nano escala no cenário da pesquisa e inovação responsáveis (RRI) e dos impactos éticos, legais e sociais (ELS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wilson Engelmann em 24/03/2016.

Descrição: O mundo na escala nano sempre existiu, ou seja, integra a natureza. No entanto, somente da metade para o final do Século XX, o ser humano conseguiu acessar esta ordem de grandeza, graças ao desenvolvimento de nanoscópios, em condições de visualizar a bilionésima parte de um metro. Provavelmente, o ?fascínio da criatividade? levou os cientistas a desenvolver condições técnicas para pesquisar nesta escala, desvendando um ?mundo novo?, com possibilidades e riscos ainda em grande parte desconhecidos. Apesar disso, a utilização industrial da escala nanométrica está avançando rapidamente, incrementando-se os produtos desenvolvidos à base da nano escala, sem que se tenha uma certeza científica sobre a segurança das nanopartículas e sem que a área jurídica tenha construído marco regulatório específico. Em grande parte, este cenário está circunscrito à busca da inovação e a necessidade de se transferir o conhecimento científico gerado nos laboratórios das Universidades e Centros de Pesquisa para o setor industrial, que transforma a pesquisa em produtos. Fenômeno típico da tecnociência. Diante desse cenário, a partir da análise da utilização da nano escala em alimentos e suas embalagens, pretende-se avaliar os documentos nacionais e internacionais já produzidos, além de produções e entrevistas localizadas em diversos sites que abordam o tema, buscando a identificação dos elementos estruturantes da denominada ?pesquisa e inovação responsáveis? (sigla em inglês, RRI ? Responsible Research and Innovation) e dos impactos éticos, legais e sociais (sigla em inglês, ELSI ? Ethical, Legal, and Social Impacts). A partir disso, se pretende modelar um arcabouço regulatório, tomando em consideração o cenário da gestão jurídico-social dos riscos e permeado pelo diálogo entre as fontes do Direito.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . 
Integrantes: Tânia Elias Magno da Silva - Integrante / Raquel Von Hohendorff - Integrante / Wilson Engelmann - Coordenador / Patrícia Martins - Integrante / Cristian Ricardo Wittmann, - Integrante.

2014 - Atual Revisitando o Baixo São Francisco: um estudo diagnóstico das condições sócioambientais

Descrição: O projeto tem como objetivo central fazer uma avaliação das mudanças ocorridas na região do baixo São Francisco nos ultimos dez anos, em termos de capacidade de explotação pesqueira, de navegabilidade e sobrevivencia da população ribeirinha. Qual tem sido o resultado da ação governamental na região?. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . 
Integrantes: Tânia Elias Magno da Silva - Coordenador / Cristiane Montalvão Guedes Botelho - Integrante.

2013 - Atual Nanotecnologia e a atu.ação da RENANOSOMA na divulgação científica e popularização do conhecimento

Descrição: O preojeto tem como objetivo analisar a contribuição que a Rede de Pesquisa Nanotecnologia Sociedade Meio Ambiente, RENANOSOMA, tem dado ao debate em torno dos prós e contras a nanotecnologia, buscando a participação dos trabalhadores e da sociedade em geral através dos meios de comunicaçao como o programa nanonoavesso, seminários internacionais, debates, estudos etc. Recentemente com o apoio da FUNDACENTRO vem desenvolvendo o projeto nano no ensino médio. a pesquisa busca analisar os resultados desta atuação para popularização do conhecimento,. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Tânia Elias Magno da Silva - Coordenador / Paulo Roberto Martins - Integrante.

2005 - Atual Sociólogo/Professor: Os desafios da formação profissional

Descrição: O projeto em questão tem como objetivo analisar a formação profissional dos alunos dos curso de Graduação em Ciências Sociais da UFS e o envolvimento dos professores com a licenciatura e a formação dos professores de Sociologia para o ensino médio, neste sentido questiona o papel da graduação e da pós-graduação. O estudo retoma uma pesquisa iniciada em 2001, através de um survey realizado sobre as condições do mercado de trabalho para os egressos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFS, e busca responder as seguintes questões:Qual o real envolvimento dos professores do curso de Ciências Sociais da UFS com a Licenciatura? A Pós-graduação em sociologia (mestrado e doutorado) tem esta questão como tema de investigação e fomento de pesquisas? Qual é o perfil de profissional que o curso forma? A questão das OCNs de Sociologia tem sido discutida com os alunos? Qual tem sido o envolvimento dos docentes nesta questão?. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Tânia Elias Magno da Silva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3

 

Vilma Soares de Lima Barnosa (Currículo Lattes)

2014 - Atual Círculos de Cultura: O Cinema vai ao Campo

Descrição: O projeto tem como objetivo levar o cinema aos assentamentos e associações de agricultura familiar do Cariri Paraibano, promovendo discussões sobre questões agrárias e movimentos sociais do campo na História do Brasil.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . 
Integrantes: Vilma Soares de Lima Barbosa - Coordenador / Faustino Teatino Cavalcante Neto - Integrante / José Luciano de Queiroz Aires - Integrante.

2016 - Atual PIBID/UFS-Ciências Sociais

Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver as atividades do PIBID/UFS-Ciências Sociais sob um eixo temático transversal às três disciplinas centrais das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Política) e articulado diretamente à experiência social dos dois principais tipos de atores envolvidos com o PIBID (licenciandos em Ciências Sociais; estudantes do ensino médio das escolas públicas conveniadas ao PIBID): juventude e consumo nas sociedades modernas e contemporâneas.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Outra. 
Alunos envolvidos: Graduação: (12) . 
Integrantes: Vilma Soares de Lima Barbosa - Coordenador

 

Wilson José Ferreira de Oliveira (Currículo Lattes)

2018 - Atual Etnografia Política dos Protestos Públicos

Descrição: Através da Análise dos Eventos de Protesto (AEP), o principal problema que será abordado por essa pesquisa diz respeito às relações entre Tecnologias de Informação e Comunicação, repertórios organizacionais, estruturas de mobilização e as dinâmicas de ação coletiva vinculadas às manifestações e protestos públicos ocorridos entre 2013 e 2016 em Sergipe. Tal formulação do objeto e problema de pesquisa remete a certas problemáticas teóricas, conceituais e metodológicas a propósito das relações entre as estruturas políticas e organizacionais, os processos de engajamento individual e as gramáticas da mobilização coletiva na emergência e transformação dos movimentos sociais.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . 
Integrantes: Wilson José Ferreira de Oliveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 8

2018 - Atual Etnografia Política das Mobilizações, Protestos e Defesa de Causas Públicas

Descrição: Essa investigação examina as relações entre os repertórios organizacionais, os processos de engajamento e as gramáticas de construção de protestos, causas e ações públicas, com base na investigação das campanhas, mobilizações e eventos vinculados às manifestações contra o governo federal de 2015-2017, à defesa do meio ambiente e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Para dar conta disso, trata-se de apreender tais campanhas, mobilizações e eventos em suas relações com transformações em curso nas condições políticas e organizacionais, nas dinâmicas de engajamento individual e nas gramáticas e arenas públicas constituídas em torno das mobilizações coletivas. Para dar conta disso, a investigação está organizada em torno de 3 eixos: 1. Identificar e classificar as condições de emergência e as transformações vinculadas ao associativismo na defesa de causas públicas no estado de Sergipe, comparativamente com as dinâmicas em curso no cenário nacional. 2. Examinar as modificações nas estruturas das redes interpessoais e institucionais vinculadas ao engajamento e às mobilizações coletivas. 3. Proceder ao exame detalhado dos mobilizações e protestos em defesa da anticorrupção entre 2015-2017 da violência contra a mulher como causas públicas em Sergipe e suas relações com mudanças nas estruturas das redes interpessoais e institucionais vinculadas ao engajamento e às mobilizações coletivas;. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . 
Integrantes: Wilson José Ferreira de Oliveira - Coordenador / Adrielma Silveira dos Santos - Integrante / Jonatha Vasconcelos Santos - Integrante / Edmundo Lisboa Freire - Integrante / Verônica de Barros Santos - Integrante / Naiane Alves dos Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 10

2018 - Atual Parentelas, Grupos Políticas e Ações Públicas

Descrição: Essa investigação examina as relações entre as formas de emergência e de constituição dos grupos políticos, o peso da ?parentela?, dos vínculos e laços pessoais nas dinâmicas de articulação entre tais grupos e as condições e lógicas burocráticas de funcionamento do Estado e dos partidos políticos. Para dar conta disso, ela está centrada em 3 eixos de investigação principais: 1. Apreender as condições e as dinâmicas de emergência e de transformação dos principais grupos políticos de Sergipe entre 1982 e 2014, com base no levantamento e classificação dos principais grupos políticos e familiares que ocupam posições destacadas na estrutura do Estado e da administração pública, nas organizações partidárias e na política eleitoral de Sergipe entre 1982 e 2014. 2. Examinar as relações entre os repertórios organizacionais dos partidos políticos e o peso e significado das relações pessoais e das alianças eleitorais nas dinâmicas de configuração dos principais grupos políticos dominantes em Sergipe. 3. Analisar as gramáticas políticas, as dinâmicas institucionais e as práticas e lógicas de ação envolvidas com os processos de elaboração e implementação de políticas e ações públicas.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . 
Integrantes: Wilson José Ferreira de Oliveira - Coordenador / NASCIMENTO, Mayara Silva - Integrante / VIEIRA, Bergson Morais - Integrante / Jair dos Santos Xavier - Integrante.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 12

2018 - Atual Etnografia Política das Mobilizações e Protestos na Defesa de Causas Internacionais

Descrição: Para dar conta disso, serão priorizados os seguintes eixos de investigação: 1. Investigar a gênese social da corrupção como um problema público com vista à apreensão do surgimento de movimentos sociais, protestos e associações contra a corrupção e sua relação com campanhas, programas e organizações transnacionais (Transparência internacional, OEA, OCDE, etc.). Por um lado, identificar as campanhas e causas, eventos de protesto, associações, repertórios organizacionais, ativistas e lideranças. Por outro lado, compreender o peso da esfera jornalística e midiática na formação, reconhecimento e legitimação da corrupção como causa pública. b) Em segundo, identificar os recursos humanos e financeiros das associações envolvidas, bem como o perfil biográfico (origens sociais, Em segundo lugar, examinar as redes institucionais que apoiam as mobilizações e os protestos. Esta análise pretende caracterizar os padrões de relacionamento entre as organizações envolvidas nos protestos. Para isso, serão caracterizados os objetivos, os repertórios organizacionais e formação acadêmica, socialização profissional, relações com a política) e as concepções de política de seus membros. c) E, em um terceiro momento, analisar os padrões de relações entre as lideranças e seu engajamento para as outras esferas sociais (partidos políticos, administração pública, associações profissionais, etc.). Esta análise pretende dar conta das mudanças nos movimentos sociais e sua relação com o sistema político e, especialmente, com as lideranças dos partidos políticos. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . 
Integrantes: Wilson José Ferreira de Oliveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 8

2017 - Atual Educação Superior: expansão, transformações e desafios

Descrição: Essa proposta propõe desenvolver uma rede de cooperação sobre a Educação Superior com foco no processo de expansão, nas transformações e nos desafios da estrutura e dinâmica de funcionamento da educação superior. De modo inovador propõe-se a realização de comparações da educação superior nos estados de Sergipe e do Rio Grande do Sul, com o intuito de verificar as especificidades do sistema de ensino superior nos dois estados, suas relações com o sistema nacional e as diferentes estratégias adotadas para o enfrentamento dos desafios contemporâneos. A implementação dessa proposta de cooperação constitui um passo importantíssimo na consolidação e até mesmo ampliação das atividades desenvolvidas pelas linhas de pesquisa, laboratórios e grupos de pesquisa dos programas de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, ela possibilita a constituição de uma agenda de pesquisa sobre educação superior que está organizada em 2 linhas de atuação principais, articuladas entre si e que visam o tratamento das temáticas específicas de modo aprofundado, sempre considerando o contexto comparativo: a) Estruturação, Expansão e Transformações das Feições do Ensino Superior; b) Impactos e Efeitos da Educação Superior sobre Espaços Sociais Diversificados;. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (15) Doutorado: (15) . 
Integrantes: Wilson José Ferreira de Oliveira - Coordenador / Fernanda Rios Petrarca - Integrante / Clarissa E. Baeta Neves - Integrante / Marcelo Kunrath da Silva - Integrante / Soraya Maria Vargas Côrtes - Integrante / Tânia Elias Magno da Silva - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Cooperação.

2015 - Atual Etnografia Política da Rede de Atendimento Disponível Para Enfrentamento da Violência Doméstica contra Mulheres em Sergipe, de 2012 a 2013

Descrição: O objetivo principal desse projeto é investigar e caracterizar o processo de construção e de funcionamento da rede de atendimento disponível para o enfrentamento da violência doméstica contra mulheres em Sergipe, com base numa problemática de investigação mais geral sobre o processo de construção social, política e cultural da violência doméstica contra mulheres como uma causa pública em Sergipe. Para dar conta disso, trata-se de investigar as campanhas, mobilizações e eventos vinculados ao enfrentamento da violência contra a mulher em suas relações com transformações em curso nas condições culturais, políticas e institucionais, bem como nas organizações e espaços constituídos em torno das mobilizações e políticas públicas contra a violência doméstica.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (1) . 
Integrantes: Wilson José Ferreira de Oliveira - Coordenador / Fernanda Rios Petrarca - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro.

2017 - Atual A Consolidação de uma Cultura-Acadêmica de Pós-Graduação no PPGS

Descrição: A implementação desse projeto constitui um passo importantíssimo na consolidação e até mesmo ampliação das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe. A implementação de tal projeto tem como justificativas principais contribuir para a consolidação do programa tanto em termos do papel e de lugar que ele ocupa no âmbito da UFS, do estado de Sergipe e até mesmo da região nordeste, quanto do tipo de formação oferecida aos discentes. Nesse sentido, destaca-se, primeiramente, que nos últimos anos o estado de Sergipe, principalmente através da Universidade Federal de Sergipe, defrontou-se com uma enorme expansão do seu sistema de pós-graduação. Se no ano de 2004 a Universidade Federal de Sergipe contava com 8 programas de mestrado e apenas 1 de doutorado, no ano de 2013 esse quadro é totalmente diferenciado, contando com 40 cursos de mestrado e 10 de doutorado. Dentre os programas que passam a oferecer formação completa a nível de mestrado e doutorado está o Programa de Pós-Graduação de Sociologia que, em 2008 criou o doutorado. Tal mudança constituiu um passo importante na consolidação do programa no âmbito da universidade, atraindo discentes de vários programas cuja formação ainda não contempla o doutorado, tais como: antropologia, psicologia, história, filosofia, entre muitos outros. Temos observado ainda que o programa está se consolidando como uma possibilidade de formação para estudantes do estado de Sergipe, mas também da Bahia, Alagoas e Pernambuco. Assim, o doutorado em Sociologia constitui uma das poucas possibilidades de formação na área tanto no estado como na região nordeste. Nesse sentido, o processo seletivo ocorrido em 2015 e que selecionou a turma de 2016 apresentou um claro aumento da procura tanto do mestrado quanto do doutorado: um total de trinta e três (33) candidatos ao mestrado (contra 13 no ano anterior) e cinqüenta e sete (57) no doutorado (contra 41 do ano anterior). No caso do mestrado há a predominância de candidatos do estado de Sergipe (78,79%), mas também uma significativa procura de candidatos de outras regiões, basicamente da Bahia (12,12%) e de Alagoas (9,09%). Já no caso do doutorado essa relação se apresenta de forma diferenciada: 59,65% provenientes de Sergipe, 19,30% da Bahia, 12,28% de Alagoas, 3,51% de Pernambuco e 5,26% distribuídos entre os estados do Pará, do Maranhão e do Rio Grande do Sul. Esse quadro se mantém constante no processo seletivo de 2016, que selecionou a turma de 2017. Isso porque o programa manteve uma quantidade semelhante de candidatos, ou seja, 51 candidatos no doutorado e 35 no mestrado. Tal índice de procura correspondeu igualmente a uma diversidade de origem dos candidatos. Nesse sentido, ainda que tenha ocorrido um pequeno aumento da procura pelo mestrado, o contingente de candidatos do estado de Sergipe se manteve e até houve uma pequena redução (69%), enquanto que aumentou a procura de candidatos do estado da Bahia (14%), de Alagoas (6%) e de Pernambuco (6%), bem como candidatos de outros estados passaram também a procurar nosso curso: Ceará (3%) e São Paulo (3%). No doutorado, os índices de procura de outros estados são ainda maiores. Assim, temos uma procura de 49% do estado de Sergipe, 22% de Alagoas, 14% da Bahia. Além desses, encontramos támbém índices de candidatos de outros estados como 4% de São Paulo e 8% distribuídos entre os estados do Rio Grande do Sul, Piauí, Ceará e Pernambuco. Tais índices são importantes porque demonstram que tem ocorrido um aumento da procura de candidatos de outros estados. Assim, comparativamente à seleção do ano anterior observamos que candidatos de estados que até então não estavam procurando nosso programa passam a fazê-lo, como é o caso de Piauí e Ceará, enquanto que os outros que já tem sido tradição também se mantiveram constantes, como é o caso de Rio Grand. 

Situação: Em andamento; Natureza: Outra. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (30) Doutorado: (40) . 
Integrantes: Wilson José Ferreira de Oliveira - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Cooperação.