Linhas de Pesquisa

1. Cidades, Patrimônios e Turismo

Com foco nas cidades contemporâneas, a linha objetiva o estudo das culturas urbanas, das formas de sociabilidades e práticas de consumo, associadas aos processos de gentrification, de patrimonialização e turistificação. Com foco analítico que estimula o dialogo interdisciplinar entre a matriz sociológica e outras áreas do conhecimento, a Linha aborda os estudos sobre o patrimônio cultural material e imaterial; os processos formadores de narrativas urbanas e de disputas discursivas culturais; e as políticas urbanas que combinam formas de consumo e de desenvolvimento econômico.
Integrantes: Prof. Dr. Carlos Fortuna; Prof. Dr. Marcelo Alário Ennes; Profª. Drª Mariana Selister Gomes; Prof. Dr. Rogerio Proença Leite.

2. Sociologia da Economia, do Desenvolvimento e da Técnica

Com foco na economia, no desenvolvimento e na técnica, a linha objetiva o estudo dos fenômenos econômicos, do desenvolvimento e da relação entre ciência e técnica. Com foco analítico na sociologia sem deixar de dialogar com outras áreas do conhecimento, a Linha aborda os estudos sobre o mercado, o desenvolvimento, a ciência e a técnica pela gênese, trajetórias, transformações e consequências a partir dos atores e de suas instituições, das disputas narrativas e das ferramentas político-culturais. Os estudos desta linha enfocam as teorias da sociologia para explicar os desafios colocados pelos avanços científicos, por novas tecnologias, pelo surgimento de novos mercados e as suas formas de valoração e avaliação, pelas políticas para o meio-ambiente e pelas disputas em torno da ideia de desenvolvimento.
Integrantes: Prof. Dr. Antony Peter Mueller; Prof. Dr. Franz Josef Brüseke; Prof. Drª Marina de Souza Sartore; Prof. Drª Tânia Elias Magno da Silva;

3. Itinerários Intelectuais, Profissão e Mercado de Trabalho

Esta linha de pesquisa envolve estudos que buscam compreender as relações entre conhecimento e sociedade com base em investigações das condições e dos processos sociais de produção de conhecimento e de formação dos saberes em suas diversas formas (intelectual, artística, cultural, científica, etc.) e do desenvolvimento do sistema de ensino e da educação superior, dos grupos profissionais e do mercado de trabalho. Ela contempla três eixos temáticos: a) Produção do Conhecimento, Sociologia dos Intelectuais e Pensamento Social Brasileiro; b) Processos de Formação dos Grupos Profissionais; Papel dos Títulos Acadêmicos e dos saberes tanto nas profissões e carreiras legitimadas e já consolidadas (sociologia, medicina, direito, engenharia, etc.), quanto naqueles novos ofícios ou nos pouco institucionalizados e com fraca credibilidade social; c) Forma de Organização e Dinâmica do Mundo do Trabalho, considerando as transformações recentes, os conflitos por postos e as disputas associadas a este processo, especialmente aquelas que envolvem o ensino de sociologia e os agentes envolvidos na relação trabalho e emprego.
Integrantes: Prof. Drª Fernanda Rios Petrarca; Prof. Drª Tânia Elias Magno da Silva; Prof. Dr. Rogério Proença Leite; Prof. Dr. Ivan Fontes Barbosa; Profª. Drª. Vilma Soares de Lima Barbosa.

4. Instituições, Movimentos Sociais e Políticas Públicas

Essa linha de pesquisa desenvolve estudos e investigações relacionadas aos atuais avanços e possibilidades analíticas disponíveis para o estudo da política nas sociedades contemporâneas. Como parte do campo da sociologia política ela está centrada no exame de instituições, movimentos sociais e políticas públicas. Isso envolve um conjunto diversificado de temáticas: Ordenamento Jurídico e Instituições Estatais de Controle; Instituições Políticas Comparadas e Política Internacional; Estado e Administração Pública; Formas de Participação Política, Movimentos Sociais e Contestação Internacional; Reivindicações por Direitos e Lutas Pela Defesa de Causas Públicas; Grupos Dirigentes, Partidos Políticos e Políticas Públicas. As investigações e análises priorizam as articulações e comparações entre as dimensões locais, nacionais e internacionais com vistas a dar conta das particularidades e regularidades do caso brasileiro e de suas relações com diversas experiências internacionais.
Integrantes: Prof. Drª Fernanda Rios Petrarca; Prof. Dr. Frank Nilton Marcon; Prof. Dr. Júlio César C. Rodriguez; Prof. Dr. Paulo Sérgio da Costa Neves; Prof. Dr. Wilson José F. de Oliveira; Prof. Dr. Marco Aurélio Dias de Souza.

5. Minorias Sociais: Diferença, Desigualdade e Conflitos Sociais

Partindo das discussões e problemáticas da sociologia da dominação e da desigualdade a linha tem por objetivo analisar as condições, mecanismos e processos de definição social, política e cultural de categorias e de grupos excluídos e estigmatizados. Com diferentes olhares teóricos e múltiplos recortes empíricos, a linha objetiva a reflexão crítica e a produção de conhecimento sobre cidadania e direitos humanos, desigualdade e diferença, corpo e consumo cultural, processos identitários e poder, estilos de vida, violência, gênero, sexualidade, raça/etnia, migrações, juventude, entre outras.
Integrantes: Prof. Dr. Frank Nilton Marcon; Prof. Dr. Marcelo Alario Ennes; Profª. Drª. Mariana Selister Gomes; Prof. Dr. Paulo Sérgio da Costa Neves; Prof. Dr. Wilson José F. de Oliveira; Prof. Dr. Petrônio José Domingues.